Ressonância Magnética Ressonância Magnética


É um dos mais significativos avanços do século no que diz respeito a diagnósticos médicos por imagem.

Sob efeito de um potente campo magnético, prótons do corpo humano são sensibilizados de maneira uniforme, principalmente os presentes nos átomos de Hidrogênio (a água perfaz 69% do volume corporal). Em seguida um campo magnético oscilatório (rádio frequência) é emitido, obedecendo o ritmo desses prótons (em ressonância com esses) que, uma vez cessado, devolve a energia absorvida nesse processo, permitindo a formação da imagem através da decodificação de sinais por computadores. As imagens produzidas são de alta resolução e permite reconstrução 3D.

Não causa qualquer desconforto ao paciente, sendo necessário apenas que se permaneça imóvel durante o exame. Não apresenta contra indicações, exceto a portadores de marca-passos cardíacos e materiais metálicos (clips metálicos e outros) que possam sofrer indução eletromagnética.

Importante para todos exames:

- Jejum absoluto de 4 horas antes do exame (se estiver tomando alguma medicação, pode tomar  com um pouco de de água que não irá interferir no exame).

- Não passar cremes e maquiagens no local 

- Vir com o cabelo seco

- Vir sem esmaltes nas unhas das mãos e dos pés (quando o exame for contrastados ou nessas regiões)

- Vir sem adereços de metal (acessórios, brincos, correntes, piercings...)

- Trazer exames anteriores do local (rx, tomografia, ressonância, ecografia...)

- Chegar 30 minutos antes do horário agendado.

- Vir com acompanhante quando for realizado exame com contraste

- Em alguns casos, pode ser que haja a necessidade de complemento do seu exame, devido a movimentos involuntários ou a estudos específicos.