Mamografia e Vacina da Covid-19

Mamografia e Vacina da Covid-19

A Femama - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, alerta sobre os cuidados que as mulheres devem ter para realizar o exame de mamografia após receberam a vacina contra o Covid-19, pelo fato de algumas pessoas desenvolver linfonodopatias axilares, um evento raro, que é o aumento dos linfonodos (gânglios), mas que pode ser causado também por outras vacinas, não apenas pelos imunizantes contra a Covid-19.

A Dra. Maira Calfelli Caleffi, mastologista e presidente voluntária da Femama recomenda que os agendamentos de exames de mamografia de rotina/ preventivos sejam realizados antes da primeira dose da vacina ou, então, duas a quatro semanas depois da aplicação da segunda dose.

A Femama esclarece também que as vacinas contra a Covid-19 não provocam câncer de mama e nem facilitam a descoberta da doença, ao contrário do que dizem as notícias falsas que circulam pela internet. A Dra. Maira ainda ressalta a importância de as mulheres retomarem o quanto antes seus exames periódicos de mamografia e exames com mastologista ou seu ginecologista.

Pacientes em tratamento de câncer de mama devem seguir as orientações de seu médico assistente.

Fonte: https://www.femama.org.br/site/



ANTERIOR PRÓXIMA