O que significa a sigla Birads?

O que significa a sigla Birads?

               A mamografia é o exame mais importante no que diz respeito ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o que possibilita um tratamento eficaz e com maiores chances de cura. Desde que iniciaram-se os exames de mamografia, reduziu-se em 30% o número de mortes por câncer de mama.  

               Mas você sabe o que significa a sigla Birads que aparece no resultado do exame?

               Breast Imaging Reporting and Data System, que, numa tradução livre, significa Sistema de Relatório de Dados sobre Imagem da Mama. O Birads diz apenas qual a chance de haver câncer na mama. A partir daí, o médico irá decidir se há necessidade de outro exame complementar como o ultrassom ou a ressonância magnética das mamas. Caso não tenha indicação segue o rastreamento normalmente, com nova mamografia no próximo ano. 

               Mulheres mais jovens  com história familiar de cancer de mama iniciam  rastreamento preventivo antes dos 30 anos com exames de ultrassom e de mamografia a partir dos 35 anos.

               Aqui na clínica você conta com todos estes exames, inclusive biópsia de nódulos suspeitos para estudo histopatológico. Não deixa de realizar seus exames anualmente.

Fonte: Albert Einstein